quarta-feira, 6 de julho de 2011

Sobre a arte ...

Com arte sustentai a louvação (Salmo 32, 3b)

Fui buscar o conceito de arte! E encontrei muitos conceitos!  

Da minha leitura, três palavras permaneceram: habilidade, técnica e beleza. Com essas três palavras posso reler o trecho que citei do Salmo 32, substituindo a palavra arte: “Com habilidade e/ou técnica e/ou beleza sustentai a louvação”.

Hoje, na Igreja, a arte é um meio pelo qual muitos tem se aproximado de Deus. De modo particular pela música, dança e teatro, que são as artes mais populares. Vejo em especial, muitos jovens, sustentando o seu louvor pela arte.

De forma particular, a música, em muitos momentos é minha única oração, o meu sustento, o meio pelo qual me mantenho no movimento de busca ao Grande Artista. Uso essa técnica também para estar em comunidade. Como é bom tocar e rezar com os amigos! Como é bom saber que mesmo os desconhecidos podem ouvir as notas que toco, e serem tocados pela Beleza Divina que as melodias revelam.

Termino hoje, partilhando algumas palavras do Santo Padre, Papa Bento XVI aos artistas:

 “A Igreja e os artistas voltam a se encontrar, a conversar, a apoiar a necessidade de um colóquio que desejo e que deve tornar-se sempre mais intenso e articulado, também para oferecer à cultura, antes às culturas do nosso tempo um exemplo eloquente de diálogo fecundo e eficaz, orientado a tornar esse nosso mundo mais humano e mais belo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário